16 de junho de 2014

"A DISCIPLINA DE MULTIMÉDIA" pela M.U.S.A.

A Multimédia
A DISCIPLINA DE MULTIMÉDIA

No presente ano lectivo iniciaram-se as aulas de Multimédia na nossa Universidade Sénior de Azeitão, no seguimento da disponibilidade para leccionar esta matéria por parte do Professor José Venâncio, a que se juntou o apoio de Fernando Neves.


Mas afinal o que é a Multimédia, o que é que se estuda nesta disciplina? Duma forma muito simplificada e aproveitando as explicações de um dos muitos blogues existentes desta área, é a combinação por computador de fotos, clips de vídeo, áudio (sons, música) e texto.

O trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na disciplina visa a realização de vídeos com recurso às fotografias e aos clips de vídeo existentes, harmonizando-os com trechos musicais ou outros sons, a que juntam pequenos textos explicativos (designadamente o título e a identificação do autor.

No início foram estudados as características essenciais que as fotos devem ter para a construção de um vídeo, designadamente o tamanho, o formato/orientação e a definição e conheceram-se alguns editores de fotografia mais utilizados.

Depois, avançou-se para os editores de vídeo. Foram estudados e realizados trabalhos nalguns desses editores, designadamente os que não têm custos.

Entretanto, no final de 2013, o responsável pela disciplina trabalhou na construção de um blogue, que surgiu pouco antes do Natal e que é hoje a plataforma onde são apresentados os vídeos realizados pela turma de Multimédia. Aqui vai o seu endereço http://multimediausaz.blogspot.pt/.

Foram já publicados mais de três dezenas de trabalhos realizados por alunos da disciplina e o interesse que o blogue tem merecido é confirmado pelas mais de mil e quinhentas visitas já registadas.

Aqui fica o convite aos companheiros da USAz para a visita e o contacto regular com o blogue da multimédia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...